JORNALISMO 4.0:
O FUTURO JÁ COMEÇOU

QUERO PARTICIPAR!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dia 05 de junho | Horário: 9h às 12h / 14h às 18h | Local: Auditório do Porto Digital
*Investimento: R$ 80,00 (meia) R$ 160,00 (inteira) | Público-alvo: Estudantes de jornalismo, cinema e design,
jornalistas, fotógrafos, social medias, comunicadores e demais interessados na área

  • 9h

    BOAS VINDAS

    Brites Caminha, vice-presidente de conteúdo e Paula Losada, editora-executiva do Grupo R2; Fala institucional, apresentação de vídeo sobre o grupo e nossos números.

  • 9h30

    O JORNALISMO NA
    ERA DAS REDES

    O que é ou não notícia nas redes sociais; Como lidar com o público virtual: colaboradores x haters; Rotina da equipe de redes sociais; Engajamento orgânico x impulsionado; Análise e debate sobre o jornalismo digital.

    Orientador: Fred Figueiroa

  • 10h40

    CONVERGÊNCIAS:
    A NOTÍCIA EM
    DIFERENTES SUPORTES

    O que é o design da informação
    e quais os caminhos da notícia:
    Da capa ao infográfico,
    da web ao vídeo.

    Orientadora: Jaíne Cintra

  • 12h00

    INTERVALO PARA ALMOÇO

  • 14h00

    VÍDEO SOBRE
    A PRODUÇÃO
    FOTOGRÁFICA NO DIARIO

  • 14h15

    A ARTE DO
    JORNALISMO POPULAR.
    SIM ! É POSSÍVEL
    SE INFORMAR E RIR

    Como deve ser a seleção de notícias; O papel do jornalismo esportivo dentro do jornal popular; Processo de criação de capa do jornal AquiPE; O que é ou não notícia no jornal; Cases de repercussão do AquiPE

    Orientador: Rodolfo Bourbon

  • 15h00

    JORNALISMO COMO
    FERRAMENTA PARA
    GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS

    Como se dá a cobertura de direitos humanos no jornal; Cases de personagens e matérias retratadas no jornal; O jornalismo investigativo a serviço dos direitos humanos; O papel da reportagem no estímulo à implantação de políticas públicas; Como enxergar as pautas de direitos humanos no dia a dia; A repercussão da cobertura de direitos humanos nas redes sociais; A relação do repórter com o entrevistado; Como o jornalismo de direitos humanos marcará presença no futuro.

    Orientadora: Marcionila Teixeira

  • 16h00

    REPORTAGEM COM CORAÇÃO E ALMA

    Como informar e emocionar com uma boa história; Como escolher um personagem e fazer um bom perfil; Os caminhos para o storytelling; A reportagem na era dos 280 caracteres; Reportagem humanizada; Análise de cases do jornal e reportagens

    Orientadora: Sílvia Bessa

  • 17h00

    A FORMAÇÃO DO JORNALISTA E O JORNALISMO DO FUTURO

    Que caminhos percorrer para estar preparado para o novo mercado de trabalho; Um olhar sobe o jornalismo no Brasil e no mundo; Novos mercados para o jornalista; O jornalismo do futuro.

    Orientador: Vandeck Santiago

CONHEÇA O #TIMEDP

Aprenda com os melhores!

Brites Caminha

Brites Caminha

Vice-presidente de conteúdo

Paula Losada

Paula Losada

Editora executiva

Fred Figueiroa

Fred Figueiroa

Jornalista, editor de mídias sociais do Diario de Pernambuco e do Podcast 45

Rodolfo Bourbon

Rodolfo Bourbon

Jornalista, editor do Jornal AquiPE e do caderno Viver do Diario de Pernambuco

Vandeck Santiago

Vandeck Santiago

Jornalista, editor-executivo do Diario de Pernambuco. É especialista em História e Jornalismo pela Unicap e autor do livro Pernambuco em Chamas – A intervenção dos EUA e o golpe de 1964

Jaíne Cintra

Jaíne Cintra

Editora de arte e multimídia no jornal Diario de Pernambuco. É graduada em Design e pesquisadora em Design, Tecnologia e Cultura pela UFPE. Especialista em artes gráficas, web, motion design e cinema. Fez parte da equipe de arte da revista Continente Multicultural e do núcleo de projetos especiais do Jornal do Commercio. Desenvolveu o projeto gráfico do Pernambuco, suplemento cultural do Diário Oficial do Estado e foi sócio-criadora da editora para plataformas digitais Cesárea.

Marcionila Teixeira

Marcionila Teixeira

Marcionila Teixeira é repórter especial do Diario de Pernambuco. Atua em pautas relacionadas a Direitos Humanos, Segurança e Justiça. Ao longo da carreira, conquistou 14 prêmios e menções honrosas, entre eles, o Esso de Jornalismo, o Vladimir Herzog e o Cristina Tavares. Tem pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e é Jornalista Amiga da Criança, título concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Criança (Andi).

Silvia Bessa

Silvia Bessa

Silvia Bessa é jornalista e atua como repórter especial do Diario de Pernambuco. Tem mais de 20 anos de experiência em jornalismo impresso e online. Está entre as profissionais mais destacadas do Brasil, tendo sido em 2010 considerada um dos 15 repórteres mais premiados do país, de acordo com ranking histórico elaborado pelo site especializado Jornalistas&Cia, de São Paulo. Silvia tem 43 anos e no seu currículo soma mais de 20 prêmios jornalísticos internacionais e nacionais em plataformas distintas, entre os quais o Prêmio da Associação dos Correspondentes Internacionais da ONU e alguns dos mais importantes do Brasil, como os prêmios Esso (ganhou três) e Embratel (quatro conquistados). No início de 2019, figurou como a sexta jornalista a ganhar mais honrarias em todo o Nordeste; em 2018 ficou na segunda posição, também de acordo com o Jornalistas&Cia. Trabalhou por mais de dez anos como repórter da editoria de política e foi colunista da Revista Imprensa (SP), onde debatia sobre a prática da reportagem. Deu uma guinada na sua carreira e, nos últimos anos, escreve e faz reportagens multimídias sobre temas de cunho social, histórico e regional - sempre colocando a história das pessoas como destaque das narrativas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS